quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Fórum de Inovação

...



Essa semana tive o prazer de estar presente no Fórum da Inovação, realizado em Joinvill, na Escola de Negócios Sustentare. Foram realizadas palestras de tiro curto e, posteriormente, uma mesa redonda com os palestrantes Peter Fassbender – Diretor de Design da FIAT Automóveis – Antônio Carlos de Freitas – Diretor de Tecnologia da 3M – e Arthur Steiner – Consultor da Vasconsellos & Steiner.


Peter apresentou a evolução do escritório brasileiro da FIAT, mostrando que o escritório tem sido cada vez mais reconhecido. Ainda mostrou os novos brinquedos do escritório, tais como uma sala com projeção 3D, onde são realizadas as reuniões podendo ser feitos ajustes de modelo de maneira imediata. Ele ainda mostrou o carro conceito desenvolvido pelo escritório (na foto á direita), que tem agido como meio de promoção desta nova fase da FIAT, em que a empresa tende para um lado muito mais inovador e agressivo. Ainda o palestrante falou sobre o FIAT mio, uma tentativa de inovação no processo da FIAT, em que o público participa dando idéias para um novo carro, gerando uma espécie de briefing. Por fim, Peter prometeu para os próximos seis meses o lançamento de um carro 100% feito em escritório brasileiro.

O palestrante Antônio Carlos Freitas começou a palestra mostrando como, na 3M, são usadas muitas ferramentas no processo de desenvolvimento de novos produtos. Um ponto curioso foi quando o palestrante falou de um certo isolamento praticado com o criativo da equipe – o designer. Na mesa redonda o palestrante deu respostas bastante interessantes à platéia, por exemplo, quando indagado sobre como ele age quando os interesses dos engenheiros e do designer são conflitantes e isso ocasiona discussão. Antônio falou que ele recorre ao cliente para se posicionar, pois a decisão correta é aquela que melhor atender ao cliente. Outra resposta interessante foi, quando indagado a respeito de inovação, sendo questionado se essa na 3M estava restrita somente às áreas de engenharia e design, Antônio respondeu que quando se inova em um produto, obrigatoriamente para esse produto dar certo, se inova no Mix como um todo, inovando em áreas como Marketing e Publicidade, por exemplo. Ainda, o palestrante botou pontos interessantes a respeito de preocupação ambiental e social, falando que na 3M existem uma série de restrições quanto a materiais, processos, etc. Ainda, indo na direção do que já foi dito nesse mesmo blog, Antônio falou que as coisas só vão mudar na hora em que a mentalidade dos clientes mudar, pois, enquanto produtos fabricados com qualquer matéria prima e/ou qualquer processo (produtos chineses por exemplo) forem mais bem aceitos do que produtos pensados de maneira ambiental e social, dificilmente as empresas vão poder mudar por completo.

Já Arthur Steiner, dentre outras coisas, defendeu a interação máxima de profissionais das diferentes áreas de estudo presentes no processo de inovação, defendendo interação de profissionais de diferentes características, falando em unir, por exemplo, pessoas com características mais fechadas com aquelas mais criativas, pessoas acostumadas a ficar planejando com aquelas que saem executando sem planejar nada, e por ai vai...

Enfim, o Fórum foi bastante produtivo!

3 comentários:

  1. Theo, seu blog está muito legal, estou acompanhando, sempre com novidades!! Orgulho do curso hahahaa
    beijooo Marina

    ResponderExcluir
  2. O Antônio é realmente genial! Eu tive oportunidade de vê-lo em outro evento e as respostas dele são simples e diretas, sempre respondendo muito bem as perguntas. Tenho certeza que o evento deve ter sido bastante interessante.

    Queria que a descrição do que foi dito pelo Arthur fosse mais detalhada, porque ele normalmente diz coisas bastante interessantes também.

    Estou aguardando agora o novo carro 100% do escritório FIAT do Brasil e o que vai sair daquele FIAT mil ali, que é inovação na FIAT, mas já teve casos bastante semelhantes em outras montadoras!

    ResponderExcluir
  3. Realmente é muito bom escutar pessoas que atuam em empresas top! Concordo com as respostas do Antônio, mas isolar o criativo é um pouco demais pra mim! Acredito que a fala do Arthur tenha sido uma confrontação bastante pertinente a esse ponto levantado pelo Antônio! Realmente queria estar lá para ver isso!

    Lucas M. Ferrari
    Designer Industrial

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário