sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Fazendo as coisas acontecerem

...

Alguns radicais podem não ver, podem negar, ou dizer que o processo esta lento, mas a verdade é que as empresas estão mudando, de maneira rápida e notória, sua forma de pensar seus produtos, estão investindo cada vez mais para tornar seus produtos mais ecologicamente corretos, adequando sua produção para conseguir certificados e selos verdes que comprovem sua preocupação ambiental.

É bem verdade que essa mudança se deu principalmente ao fato de os consumidores sentirem a sobrevivência de sua espécie ameaçada, e em um comportamento que julgo estar muito próximo de ser classificado como instintivo passarem a buscar produtos que lhes dessem o conforto de não estarem fazendo parte da degradação de sua espécie, produtos com bandeiras ambientais. O consumidor é na realidade o grande direcionador das ações das empresas, claro que existem empresários que fazem ações boas porque possuem uma ideologia que os leva a agir nesse sentido, mas boa parte age de maneira a responder as necessidades do mercado.

Fico preocupado quando vejo pessoas culpando exclusivamente empresas, designers, publicitários, e profissionais de áreas afins pela situação em que nossa sociedade se encontra, é bem verdade que esses agiram durante muito tempo como instigadores de consumo, entretanto, para eles atingirem o consumidor é necessário que eles projetem e promovam algo dentro das exigências do consumidor. Se o consumidor tivesse pensado de maneira ambientalmente correta antes e exigindo isso, esse processo já estaria em um estado muito mais avançado.

O que vejo são pessoas que muito falam e pouco fazem para mudar, pessoas que criticam àqueles que estão no centro do furacão, tentando mudar mesmo que de maneira lenta a situação, mas fogem de sua responsabilidade ao limitarem-se a ficar apenas falando. Vejo pessoas que condenam o consumo usando roupas chiques que elas não fazem a menor idéia de como foram produzidas, e nem mesmo foram atrás dessa informação. Acredito que essa mudança seja dependente de todos!! e que ao invés de criticar os profissionais que trabalham com as áreas que citei, as pessoas juntem-se a estes para fazer as mudanças acontecerem, pois boa parte das mudanças que tem acontecido são conseqüência de ações práticas de administradores, designers, publicitários e outras pessoas que optaram por estar no centro do furacão fazendo as coisas acontecerem.

Por: Théo Orosco da Silva

3 comentários:

  1. Não vejo as coisas acontecendo com uma velocidade tão grande assim, mas concordo que ao invés de criticar quem realmente vai fazer a coisa acontecer deveriamos nos unir a eles ou quem sabe buscar ser um deles. Também concordo que o consumidor reclama muito mas na realidade ele é um dos maiores culpados de a coisa ter chegado onde esta!

    ResponderExcluir
  2. Acredito que as coisas só não estão ocorrendo de maneira mais veloz devido a falta de consciência do consumidor, que continua comprando por preço e esquecendo de como o produto foi feito. As pessoas têm mania de colocar a culpa sempre em outras pessoas. O post é muito bom e muito pertinente!

    ResponderExcluir
  3. Detesto pessoas que falam, falam, criticam e não fazem porcaria nenhuma, ou fazem coisas tipo separar o lixo e acreditam que estão fazendo muito hahahhaha se eles tem um idealismo tão grande então vão fazer as coisas acontecerem meus filhos!!

    Regina
    estudante de administração

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário