quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Design: a importância de mostrar resultados quantificáveis

...


Entender o valor do design é algo que ainda muitos empresários não conseguiram, talvez por isso o mercado para o designer tenha um potencial enorme e uma realidade muita aquém deste potencial. Não creio que esse desconhecimento seja culpa única e exclusivamente do empresário, acredito sim que muitas vezes o designer faz seu trabalho, o entrega e esquece de mensurar os resultados, de avaliar o quanto ele foi útil para aquela empresa e/ou produto. Um amigo meu, empresário, um dia me disse que a única coisa em que ele acreditava e não via era Deus, o resto ele só acreditava vendo, e acredito que grande parte dos empresários tenham essa mentalidade.

Não apresentando resultados concretos aos empresários, dificilmente se conseguirá provar que o design pode trazer benefícios que extrapolam o de ter um desenho bonitinho do produto. Acredito que as empresas e profissionais de design devem se preocupar mais em quantificar os resultado gerados por meio do serviço prestado, apresentar números dos benefícios que o serviço somou, demonstrando benefícios gerados como o quanto ele agregou de valor ao produto, o quanto aumentou a margem de lucro para a empresa com a interferência do design, o quanto aumentou o número de vendas do produto, o quanto diminuiu os custo de produção, o quanto a empresa ganhou de mídia espontânea, etc.

Acredito que cabe aos próprios designers mudar a mentalidade dos empresários, não adianta ficar parado esperando que uma hora a coisa mude, ou tentando enfiar na cabeça deles conclusões teóricas que eles não conseguem visualizar.

Um case interessante de demonstração desse tipo de resultado é o do ventilador Spirit, disponível em: http://www.indiodacosta.com/

Por: Théo Orosco da Silva

Um comentário:

  1. Realmente temos que buscar soluções criativas para mostrar como podemos agregar valor aos produtos das empresas e as empresas como um todo! Concordo que resultados quantificáveis realmente sejam bastante convincentes para os empresários e aliados a outros resultados menos mensuráveis sejam realmente a maneira ideal para obtermos essa concientização!

    Lucas M. Ferrari
    Designer Industrial

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário