segunda-feira, 16 de março de 2009

O copo meio cheio da crise

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Toda crise apesar de ter um grande lado negativo gera oportunidades. Talvez a chave da questão seja ver o tal do copo meio cheio! A crise pode surgir como oportunidade para que empresas pequenas e competentes, antes sem chance de concorrer com as gigantes, possam através da obtenção de soluções criativas crescer no mercado. Podemos enfrentar a crise como uma espécie de seleção natural, onde para as grandes empresas, somente aquelas preparadas sobreviverão! Já para as micro, pequenas e médias empresas, pode ser a hora de se mostrar, e se tiver competência, crescer!

Empresas e profissionais de design de produto competentes terão com a crise a chance de achar soluções novas! Um novo material, uma nova combinação de materiais, produtos que agreguem mais funções, entre outros... O designer tem em mãos uma enorme gama de oportunidade de mudança, e talvez poça ser a grande válvula de escape para as empresas reduzirem seus custos de produção sem perder a qualidade do produto.

Os meios de promoção também tendem a sofrer alterações, a tendência é que surjam novas formas de promover empresa e/ou produto. O marketing boca a boca deve ter uma valorização ainda maior, fortalecido também pelo fator que em época de crise busca-se uma segurança maior na hora da compra, portanto os chamados consumidores influenciadores tendem a ser mais procurados para opinar. Sendo assim, ações de Marketing que tragam ao cliente mais segurança na compra devem ser o foco das mudanças no marketing, ações criativa de garantias ao cliente devem ser o diferencial de marketing em época de crise.

Na promoção, mais especificamente na publicidade, este assunto já é pauta dos grandes eventos, o festival de Cannes já anunciou em sua pagina que o debate central do evento deste ano terá a crise e suas mudanças no mercado como foco. Na publicidade, bem como no marketing e no design, o cenário tende a favorecer os criativos!

Enfim, “vendo o copo meio cheio”, a crise pode ser favorável as empresas que possuem competencia e criatividade, e pode ser uma oportunidade para que empresas e profissionais mostrem que são capazes de reinventar produtos, estratégias de promoção, estratégias de distribuição, entre outras! A criatividade deve enfim ser consolidada como um produto real!

Por: Théo Orosco da Silva

3 comentários:

  1. Penso nessa crise como a oportunidade de comprovar que conceitos como ecologia, sustentabilidade, consumo consiente devem sair do discurso e começar a fazer parte das atitudes e intenções das impressas.
    Concordo que a criatividade de um profissional deve ser mais valorizada, mas acredito que até hj no mundo dos negócios a criatividade está ligada a optenção do lucro. Entendendo essa crise como fruto de uma grande irrespossabilidade dos governos(gestores do sistema) e das empresas, e que vai mesmo afetar quem tem menos culpa. Tenho receio que a criatividade dos comunicadores, designers, publicitarios, etc... seja convergida para estimular ainda mais o consumo e não em direcionada para alterar a modelo atual.

    Mateus

    Designer de Produto IF SC

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  2. É preciso lembrar, porém, que para aventurar-se em um novo empreendimento - por mais promissor em tempos de "vacas magras" que este seja - ou mesmo para reestruturar as estratégias de marketing, é imprescindível que haja um bom planejamento. A elaboração de um Plano de Negócios, de Marketing ou até mesmo revisão do Planejamento Estratégico é essencial para que estes negócios não entrem, cada vez mais, nas estatísticas de mortalidade de empresas no SEBRAE...

    Rafaela Ferrari

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  3. Muito bom o post, os resultados para aqueles que viram o "copo meio cheio" já estão comessando a aparecer e as empresas que apostaram no design já estão colhendo frutos (em plena crise, as pequenas estão crescendo e as grandes ou estabilizadas ou ainda sim crescendo)

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